Nome científico
Aspidosperma polyneuron Muell. Arg

Família
Apocynaceae

Nomes comerciais
BBRASIL :peroba, peroba-rosa (PR), peroba-amargosa, peroba-rajada, peroba-açu, sobro (ES), peroba-comum, peroba-do-rio, peroba-paulista, peroba-mirim e peroba-miúda.

Origem
O material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido na região sudoeste do estado de São Paulo, municípios de Presidente Venceslau, Regente Feijó, Coroados e de Araras, Estado de São Paulo.

Madeira
Moderadamente pesada( densidade 0.79 g/cm3 ), dura, compacta, superfície opaca e áspera, fácil de rachar, muito durável desde que não em contato com solo e umidade.

Características gerais
Madeira pesada; cerne variando do róseo-amarelado ao amarelo-queimado levemente rosado, mais freqüentemente vermelho-rosado, uniformes ou com veios ou manchas escuras; grã direta ou revessa; textura fina; superfície sem lustre e lisa ao tato; cheiro imperceptível; gosto ligeiramente amargo.

Características morfológicas
Altura de 20-30 m, com tronco de 60-90 cm de diâmetro.Folhas glabras, de 5-12 cm de comprimento e 2-4 cm de largura.

Secagem
Dado não disponível.

Trabalhabilidade
Dado não disponível.

Durabilidade
A madeira de PEROBA-ROSA, ensaios de laboratório, demonstrou ter baixa resistência ao ataque de organismo xilófagos.

Preservação
A madeira de PEROBA-ROSA, por ter diminutos e parcialmente obstruídos por óleo-resina e tilos, em tratamentos sob pressão, demonstrou ser de baixa permeabilidade às soluções preservantes.

Usos
A madeira de PEROBA-ROSA, por ser de resistência mecânica e retrabilidade médias, é indicada , principalmente , em construcão civil, como vigas ,caibros, ripas, marcos de portas e janelas, venezianas, portas, portões, rodapés, molduras, tábuas e tacos para assoalhos, degraus de escadas, móveis pesados, carteiras escolares, producão de folhas faqueadas, construcão de vagões, carrocerias, dormentes, fôrmas para calcados. Dormentes dessa madeira, sem tratamento preservante apresentam uma vida útil média de 6 anos.

Usos interessantes
A árvore é ornamental, podendo ser usada no paisagismo em geral.Também não deve faltar nos reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.